sexta-feira, 1 de julho de 2016

Conheça as principais lesões do corredor




Com tantas corridas no calendário, treinos e desafios pela frente, o corredor cearense tem que ficar alerta a um dos maiores pesadelos para qualquer atleta:  as lesões. Tem gente que exagera um pouco na dose, se esbalda nesse doce vício de correr e acaba tendo que se afastar das pistas por um período.
Portanto, tenha cuidado. Todo corredor precisa saber lidar com a dor. Ninguém está ileso da convivência com as dores nos pés, músculos tensos, joelhos cansados. Algumas não tiram totalmente o atleta das pistas, mas é preciso atenção. Respeitar os limites do corpo e ouvir os alertas de que alguma coisa não anda tão bem assim.
Basta uma rápida conversa com os corredores para ouvir queixas de uma dorzinha aqui, outra acolá. Em alguns casos lesões pequenas que acabaram se agravando por razões múltiplas. 
A principal delas e a mais comum: tem uma prova imperdível na próxima semana.  E aí está o perigo da dor aumentar e o médico colocar de vez o corredor indisciplinado no estaleiro.
Algumas dessas dores são bem conhecidas. Veja a seguir as principais lesões – e mais comuns – para quem corre e como tratar delas ainda no estágio inicial. Mas lembre-se: procure um médico rapidinho se a dor persistir por mais tempo.
Dicas
Síndrome da banda iliotibial
A dor: na lateral externa do joelho. No começo aparece apenas nos treinos. Em casos mais graves, persiste durante todo o dia. 
O que causa: tíbia vara (perna curvada para fora), músculos glúteos e abdutores fracos e/ou encurtados ou diferença de comprimento entre as pernas. Correr em terrenos inclinados ou com muitas curvas para o mesmo lado também pode desencadear a lesão. 
O que fazer: coloque gelo no local da dor, durante 20 minutos, pelo menos duas vezes ao dia. Alongue e fortaleça os músculos posteriores e laterais da coxa. Para aliviar o desconforto, use um rolo de espuma. Deite com a lateral da coxa sobre ele e role, massageando do quadril até o joelho.
Tendinite patelar
A dor: logo abaixo da patela, na frente do joelho. Ela geralmente surge depois dos treinos. Em estágios avançados, tende a ser constante e piora ao descer escadas e fazer percursos em descida.
O que é: inflamação do tendão que vai da patela (antes chamada de rótula) à parte anterior da tíbia.
O que causa: postura errada na corrida (como projetar o corpo demais para frente), desequilíbrio muscular entre as partes posterior e anterior da coxa, com excesso de treino, sobrepeso. 
O que fazer: coloque gelo no local da dor, durante 20 minutos, pelo menos duas vezes ao dia, e alongue e fortaleça os músculos do quadril e da coxa. Não faça exercícios que tenham saltos.
Canelite 
A dor: na parte da frente da canela, parece uma queimação. 
O que causa: pé chato ou com o arco do pé muito alto, panturrilha encurtada, excesso de treino, sobrepeso, uso de tênis inadequado (ou muito velho). 
O que fazer: coloque gelo no local da dor, durante 20 minutos, duas vezes ao dia, alongue panturrilha e o tibial anterior. Invista no fortalecimento da musculatura anterior da canela.
Tendinite calcânea
A dor: no tendão de Aquiles. Costuma ser pior nos primeiros passos do dia.
O que causa: Encurtamento e enfraquecimento da panturrilha, excesso de treino, sobrepeso, aquecimento inadequado.
O que fazer: coloque gelo no local da dor, durante 20 minutos, pelo menos duas vezes ao dia, alongue a panturrilha e repouse.
Fascite plantar
A dor: na sola do pé. Tende a ser pior nos primeiros passos do dia.
O que causa: Excesso de treino, sobrepeso, uso de tênis inadequado (ou velho), pé muito plano ou muito cavo.
O que fazer: coloque gelo no local da dor, durante 20 minutos, cerca de cinco vezes ao dia, nas primeiras 48 horas em que se sentiu a dor. Uma boa dica é rolar uma garrafa de água congelada sob os pés. Alongue a panturrilha e a sola do pé. O uso de palmilhas sob medida é indicado.
Fonte: Terra

  Curtas
- Últimos dias para quem ainda pensa em disputar a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Corrida será disputada dia 10, com largada no Aterro da Praia de Iracema. Inscrições ainda podem ser feitas no site https://goo.gl/6k4gfb.
Permanece em berço esplêndido projeto de lei que obriga organizadores de corridas em Fortaleza que cobram taxa de inscrição, a pagarem prêmios em dinheiro aos vencedores. Hoje há provas apenas com entrega de troféus.  
Quem gosta de viajar e correr eis uma grande pedida: a Meia Maratona do Sol, em Natal. Corrida será dia 12 de novembro e inscrições estão abertas em www.meiadosol.com.br.
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