terça-feira, 17 de maio de 2016

Troque o cigarro pela corrida de rua

Dê adeus ao cigarro!


  Fumei durante 29 anos. Parei há quatro. Era uma carteira de cigarros todo dia. Trinta no mês. Façam as contas: seiscentos cigarros mensais ou 7.200 por ano. Não sei bem quando comecei e o motivo, mas lembro a data que parei: 2 de maio de 2012.

  E parei por uma provocação de um parente que me colocou contra a parede: “Não combina você correr - sim eu já corria há 4 anos - e continuar fumando. Não adianta nada”. E tinha razão. Que exemplo estava dando?

   Ele nem sabe como isso foi importante para me escancarar essa contradição. Pouco depois troquei esse vício por mais treinos e o prazer de fumar pelo de correr. Isso sem perder tanto o fôlego.

  Essa revelação particular tem um motivo especial. No próximo dia 31 comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Uma data criada especialmente para alertar a população com relação às doenças relacionadas ao tabagismo, que não são poucas.
 Queda nos números
   Dados recentes da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014 indicam que 10,8% dos brasileiros mantêm o hábito de fumar.

   
Houve uma queda de 30,7% no total de fumantes no Brasil nos últimos nove anos. Ótimo. O melhor é que Fortaleza está na liderança do ranking nacional onde o tabagismo é menos frequente entre os homens, com 8,6%. Depois aparece Salvador, com 9%.
    Como tenho experiência no assunto, quem sabe esse desabafo obtenha o mesmo efeito que teve comigo e sirva de estímulo para você, fumante, deixar o cigarrinho. Além de fazer mal à saúde, o danado fede demais. Quem corre, sente de longe um fumante passando por perto só pela catinga..

 Curtas
-  Até 2013 era realizada em Fortaleza a Corrida Cearense Contra o Fumo. A promoção era da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica. Uma pena seu sumiço!

- O Clube de Corridas realiza domingo treino beneficente em prol do Lar Santa Mônica. A prova – 5km e 10km – será no bairro João XXIII. Informações : clubedecorridas@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário