terça-feira, 15 de março de 2016

A trilha sonora das pistas


Coluna Ceará Run (15.3)




A cena é pra lá de comum. Basta tocar os primeiros acordes do tema do filme Rock Lutador - 'Gonna Fly Now' - para as pernas começarem a se agitar, o sangue ferver e dar aquela vontade de sair correndo e até de subir escadarias. Poucos sabem a letra completa, mas aqueles acordes são inesquecíveis e automáticos – tãntãn, tântãntã, tãntãntã - é automático.

Já existe comprovação científica que correr ouvindo música aumenta a performance do atleta nas provas em cerca de 10%. Por isso, os atletas de elite são proibidos de usar este recurso em competições oficiais. O ritmo da música, além do recurso psicológico para servir de estímulo e entreter o competidor, ainda ajuda a marcar o ritmo da passada.

Eis o porquê de muita gente simplesmente não consegue correr sem uma trilha sonora. É como se faltasse algo. Há, obviamente, quem seja contra. Quer pela dependência, quer por um certo isolamento dos demais companheiros de prova e até pelo perigo de não se ouvir, por exemplo, uma ambulância que está passando.

Dentro do ritmo

Para quem curte a música durante a corrida, atualizar a playlist constantemente é importante. Alguns atletas preferem correr ao som do rock’n’roll, techno ou pop. Outros alternam entre o reggae, MPB, country, axé e até música clássica. Depende do gosto, da meta e da batida que se pretende levar na prova. Mas lembre-se, você vai correr, não dançar. Pode até cantar, mas dançar....

Há várias playlists disponíveis para download na internet com as chamadas “running music”,  música para correr. Mas, o gostoso é montar a sua lista. “Gonna fly now” e “Eye of the tiger” costumam ser associadas à vitória a ser alcançada, estimulam o corredor. O “Tema da Vitória” nos lembra Ayrton Senna, um vencedor, bom para o sprint final. Tem efeito semelhante ao provocado por “We are the Champion”, do grupo Queen. Ótimo para os finais de competição.

Costumo correr ao som das baladas country de Alan Jackson, o rock do Queen e trilhas sonoras de filmes. Às vezes, nos treinos, opto pela rádio aberta e o noticiário do dia. Mas, isso é loucura de jornalista.

Dicas de músicas

Gonna Fly Now – Bill Conti
Bombtrack – Rage Against the Machine
Suite Pee – System of a Down
Eye of the Tiger – The Beat Street Band
Smell Like Teen Spirit – Nirvana
Killing in the Name – Rage Against The Machine
Ironman – Black Sabbath
Paint in Black – The Rolling Stones
Immigrant Song – Led Zeppelin
Rock you like a hurricane – Scorpions
Livin’ On Love - Alan Jackson

CURTAS
- Vem aí a Love Run, corrida especial só para os casais apaixonados.

- Lar Santa Mônica inscreve para Corrida Beneficente que será realizada dia 19 de junho, no Castelão. Informações com Lucélio – 98685.5553

Acesse o Canal Movimente: 
http://www.canalmovimente.com.br/ceararun-a-trilha-sonora-das-corridas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário