quarta-feira, 24 de julho de 2013

Corra, mas com educação!



                              
    Toda corrida é assim. Basta soar a sirene de largada para o empurra-empurra ganhar força. Parece o estouro de uma boiada. Melhor sair da frente para não ser atropelado.   
    Apesar da classificação nas provas ser aferida pelo tempo líquido, muita gente busca as primeiras filas para largar, atrapalhando quem tem um ritmo mais rápido.
     Há entre os corredores mais frequentes uma espécie de "manual de boa conduta" para treinos e corridas. Regrinhas que evitam cenas constrangedoras como empurar quem vai na frente, soltar piadinhas para as mulheres mais atraentes, cuspir no corredor ao lado.
Bem que os organizadores de provas poderiam incluir no kit de corrida essas lições da boa educação. Correr é bom, com educação é melhor ainda. Por isso siga as 10 dicas para não fazer feio nas pistas.

1. Empurrões
   Largue em um local compatível com seu ritmo para fugir do empurra-empurra. Para evitar o tumulto e cotoveladas, saia das laterais

2. Grupo compacto
   Ao correr em grupo, procure ficar o mais compacto possível. Se forem três, fique dois à frente e um atrás para não dificultar a passagem dos outros.
 
3. Hora da sede
  Não pare bruscamente para pegar água nos postos de abastecimento o que atrapalha quem vem atrás. Pegue a água da última bancada. Para abrir, fure com o dedo para não molhar o companheiro ao lado.

4. Nada de sujeira
  Tomou  a água! E agora? Ao jogar o copinho fora, preste atenção. Muitas vezes ele não está totalmente vazio e pode molhar um corredor que vem atrás. Segure um pouco e jogue em lugar vazio. Nos treinos, jogue nas lixeiras. Isso vale para os cuspes. Olhe sempre para os lados.
 
5. Fôlego
 Cansou, não está se sentindo bem ou tem que parar para amarrar o tênis? Não faça isso de forma brusca. Dê um sinal com um dos braços e saia aos poucos de lado, longe da concentração de pessoas.

6. Pipoca
    Entrar numa prova sem ter feito a inscrição, na famosa "pipoca" é um desrespeito aos organizadores e aos demais corredores. Há todo um planejamento para abastecer de água, alimentos e estrutura a quem. Os "pipoqueiros" comprometem esse trabalho.
 
7. Cortar caminho
  É corrida de rua e não na calçada. Cortar caminho pela grama ou pela calçada é burlar regras. Não faz parte do percurso da prova.

8. Chegada
  Preste atenção na chegada. Não pare de repente para comemorar. Isso tumultua o local. Lembre-se: tem mais pessoas atrás de você. Siga o fluxo.

9. Respeito às mulheres:
Nada de cantadas, gracinhas e palavras ofensivas em relação ao público feminino. 

10. Ajuda para quem precisa
   Nenhuma prova é mais importante que ajudar alguém que está passando mal na corrida. Ofereça sempre ajuda. Sua assistência pode custar uma vida. Se preciso, avise a organização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário